O silencio dos nossos heróis…

Com o surgimento do pensamento capitalista, o mundo viu surgir uma serie de defensores dos direitos dos menos favorecidos. Historiadores, sociólogos, e todas as pessoas comprometidas com o bem-estar do ser humano abraçaram a idéia. A idéia, acredito, seria a de criar um pensamento que rebatesse o peso do capitalismo e, que mostrasse ao mundo que o capital e o pensamento dos capitalistas nada favorecia aos povos e sim a um pequeno grupo de homens privilegiados.

Após a consolidação do sistema capitalista, o mundo passou a ser palco de diversos confrontos ideológicos, pessoas iam e vinham com novas teorias para resolver os problemas da sociedade, para reduzir a diferença existente entre a base e o topo da pirâmide social, isso levou ao pensamento comunista e socialista, que trouxe consigo pessoas aparentemente preocupadas com o resto do mundo. Aparentemente!

Caiu o muro, o pensamento norte-americano prevaleceu, e os nossos heróis se calaram. Mas não foi um silencio por não ter o que falar, foi um silencio pelas conveniências que o sistema capitalista nos deu. O pensamento do neo-liberal aliciou os nossos pensadores, deu um cala-te boca, garantiu-lhes que, individualmente, pudessem viver sem maiores problemas.

Os nossos historiadores, sociólogos e Cia, foram calados junto com o comunismo e o socialismo, hoje fazem coro ao lado dos capitalistas contra Cuba, contra tudo que represente a igualdade entre os povos. Fazem coro contra uma política de paternalismo, errada, porém necessária num mundo onde os menos favorecidos nunca tiveram vez. Fazem coro por um pensamento globalizado, onde ao mesmo tempo que soa moderno, age de forma tão retrograda quanto aos primeiros capitalistas. Estamos num momento delicado, pois aqueles que nos defendiam passaram para o outro lado, e os necessitados esperam daqueles que os usurpam, a solução dos seus problemas.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s